Quando pensamos na organização de um evento, seja ele de grande ou pequenas dimensões, a nossa grande preocupação é que fique tudo bonito, delicioso e que perdure na memória dos nossos clientes e dos seus convidados. Contudo, se pararmos para pensar um pouco, tomamos consciência de que para ficar bonito e delicioso podemos não estar a tomar os devidos cuidados no que toca á questão ambiental.
Se analisarmos os consumos e recursos utilizados numa festa chegaremos rapidamente á conclusão de que existe muito desperdício e de que por norma são utilizados materiais de utilização única. Ou seja, a matéria prima que é utilizada só irá servir durante umas horas, criando posteriormente uma grande quantidade de lixo, muito dele não reciclado, que ficará no nosso planeta durante centenas de anos. Se multiplicarmos isto pelo número de festas que existem no mundo por dia percebemos que estamos a falar de algo grave, com um enorme impacto ambiental.
Com a ajuda da Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, uma mercearia biológica a granel que promove o consumo responsável consciente e zero waste decidi deixar aqui algumas dicas para que todos possamos melhorar o nosso comportamento e tornar este planeta ainda mais bonito.
Vamos começar pelo óbvio..
Balões
Não há duvida de que festa de aniversário tem de ter balões, certo? Hoje em dia temos disponiveis designs e tamanhos de balões que dão para fazer autênticas obras de arte. As crianças adoram, os decoradores também. efectivamente os balões são sinónimo de festa e alegram qualquer cenário.

Contudo são pequenos elementos com um grande impacto. Vamos começar pelo hélio.. Sabiam que o hélio é um gás de fonte não renovável? Pois é, estima-se que em 30 anos as suas reservas cheguem ao fim. Aqui o problema não será obviamente a falta do elemento para encher balões mas sim o facto de este gás ser também utilizado em equipamentos de ressonância magnética, telescópios espaciais, reatores nucleares e outros processos de pesquisas científicas e tecnológicas.
Em relação ao balão em si, os de látex que se dizem biodegradáveis demoram entre 4 meses a 6 anos para se decomporem, o que dá tempo suficiente para fazerem estragos enormes, nomeadamente a nível dos ecossistemas. Os balões que não vão parar á reciclagem acabam por poluir a terra e os oceanos e são frequentemente confundidos com comida pelos animais, que acabam por se alimentar com estes resíduos e morrer ( é o caso por exemplo de tartarugas que confundem os restos de balões com alforrecas).
Os balões que são lançados ao ar, para além de ficarem presos em árvores e servir de alimento a outro tipo de animais têm outro problema, a fita que os acompanha enrola-se muitas vezes nas aves que estão a voar, acabando por as asfixiar.
Plástico
Infelizmente todos sabemos que a maior parte das embalagens vem revestida com plástico. O que podemos fazer para reduzir o impacto deste resíduo no nosso planeta
- Trocar os sacos de compras por sacos de tecido ou rede
- Substituir os descartáveis por materiais de utilização duradoura, vidro ou inox. No caso de querer mesmo utilizar descartáveis preferir madeira ou bamboo. Para minimizar a utilização deverá utilizar marcadores para identificar os pratos e copos de cada convidado de forma a não existir desperdício de materiais.
- Em vez de usar bebidas engarrafadas utilize dispensadores
- Arranjar alternativas para os sacos de gomas como oferta
- Evitar os glitters e confetis de plástico
Desperdicio de comida
Tal como já falámos no artigo “que quantidades devo servir“, deve ser feito um plano ajustado ao número de convidados da festa. É normal sobrar comida, até porque por norma as pessoas tendem sempre a exagerar nas quantidades por medo que falte. As sobras da festa podem ser distribuídas pelos convidados ou então podem levar para casa e congelar. No caso de não pretenderem guardar podem sempre doar a uma instituição. Existem também algumas empresa que recolhem as sobras de comida para depois distriuibir pelos mais necessitados.. para o lixo é que NÃO por favor.
Papéis
Apesar do papel ser degradável, a sua produção consome muitos recursos do nosso planeta. Nesse sentido existem algumas coisas que podemos fazer para ajudar a minimizar esse consumo.

- Substituir os convites impressos por convites digitais. O que na verdade até faz mais sentido na era digital em que nos encontramos. O convite pode ser giro e relacionado com o tema.
- O papel de embrulho que numa festa ocupa imenso espaço, no final temos sacos e sacos de papel de embrulho que na verdade não serve para grande coisa. Podemos ser criativos e utilizar outros materiais para embrulhar os presentes como tecidos, papel kraf ou papel reciclado, utilizar caixas ou sacos que terão outra utilidade.
- A papelaria personalizada (tags de comida, identificadores de lugares, toppers etc) pode ser substituída por materiais com mais durabilidade como placas de xisto, madeira, conchas ou folhas
- Substituir toalhas e guardanapos de papel por tecido
Decoração
Em relação á decoração a nossa sugestão é que utilizem a vossa criatividade para reutilizar materiais. À semelhança do Natal que maioria de nós guarda as decorações de um ano para o outro, também o podemos fazer com as festas de aniversário. Utilizar materiais que temos em casa, pintar, forrar, deixar a nossa imaginação trabalhar e utilizar materiais duradouros, que não sirvam para apenas uma utilização.
No caso de gostar de utilizar plantas ou flores, tente usar as que estão em vaso e não flores cortadas que morrerão em um ou 2 dias.
Fogo de artifício

Lindo de morrer.. adorava assistir a um bom espectáculo de fogo de artificio, até tomar consciência de que aquela beleza sai cara. Milhares de partículas de dióxido de carbono espalhadas pelo ar. Um estrondo de 120 decibéis que espanta as aves em período de nidificação. O clarão vermelho que ilumina o céu e liberta estrôncio, uma perigosa substância tóxica e o pânico dos animais domésticos que tenho a certeza que muitos de vocês já assistiram.
Solução para substituir o fogo de artificio? Utilizar tecnologia para fazer espectáculos de luzes e lazer por exemplo..
As festas sustentáveis podem ser tão giras, basta-nos parar um pouco para pensar e adotar novas hábitos!
O nosso planeta merece 🙂
Beijinhos,
Vera Ferreira