O que me levou a escrever este artigo foi o facto de ter ouvido por várias vezes os meus amigos questionarem o porquê de eu querer entrar neste negócio. Porque vais arriscar construir uma carreira numa área em que qualquer pessoa sabe fazer o mesmo que tu? Fazer uma festa para crianças não é assim tão difícil, basta comprar umas decorações com os temas que eles gostam, fazer umas sandes, comprar sumos e bolo e já está.
Talvez esta fosse a mentalidade há uns anos, quando eu era pequenina não existiam estas mesas lindas, cheias de decoração e com doces tão perfeitos que até dá pena comer. Mas a realidade é que cada vez mais os pais procuram mesas únicas, detalhadas, cheias de pormenor, que encham o olho dos convidados. Os pais esperam ouvir um UAU, que mesa espectacular quando entram na sala. As fotografias que são tiradas quando se cantam os parabéns, com todo o cenário e decoração que envolve a família são fotografias que saem dos telemóveis para uma tela na parede das suas casas.

Este mercado está em constante crescimento, sofremos grande influência das tendências de Países como o Brasil, craques no que toca a decoração de festas, super inovadores e sempre um passo à frente no que toca a criatividade.
Claro que nem todas as pessoas procuram este tipo de mesas, continuo a ter amigas que gostam do tradicional e que não querem de todo investir neste tipo de produto, mas para quem quer e gosta será que vale mais arriscar e fazer sozinha ou contratar uma empresa para tratar de tudo?
Vantagens de contratar uma empresa de organização de eventos
- Tempo
Na minha opinião esta é a maior vantagem. Hoje em dia, nas vidas corridas que temos, os pais não têm tempo para se dedicar a organização de uma festa elaborada. Vamos pensar um bocadinho em todos os passos que temos de dar para o planeamento:

- Definir um orçamento
- Escolher data e local
- Fazer lista de convidados
- Escolher tema
- Escolher cores
- Planear o menu (quantidades)
- Planear a decoração
- Procurar fornecedores
- Planear a animação
- Fazer o convite
- Planear as lembranças
- Comprar ou alugar peças de decoração
- Ir às compras
- Tratar da produção da comida
- Tratar das bebidas
- Tratar dos balões
- Se a festa for num espaço alugado, transportar toda a decoração e comida
- Assegurar-se que não falta nada e que está tudo organizado
- etc etc etc
Enfim, como podem ver são muitas as tarefas que são inerentes à preparação da festa e muito tempo dispendido, tempo esse que acaba por ser aumentado pelo facto de os pais estarem a trabalhar no desconhecido, de terem de procurar soluções para os seus problemas, de terem de pedir inúmeros orçamentos e procurar em várias lojas as coisas que querem. Claro que para nós, decoradoras, este é um passo mais fácil pois já temos a nossa gestão organizada de forma a otimizar o tempo que gastamos na preparação de cada festa.
- Cansaço

Todo este planeamento, procura e execução principalmente no dia que antecede e no dia da festa faz com que os pais fiquem exaustos. As mães passam a semana a tratar das decorações e o dia anterior na cozinha, os fogões e as bimbys trabalham até á exaustão para fazer toda a comida necessária. Os pais coitados, têm de ajudar, levam com o stress acumulado das esposas, pensam que nunca se deviam ter metido nisto e que no próximo ano a festa vai ser reduzida para 5 convidados, por norma também são eles que vão a correr ás lojas comprar as coisas de última hora e carregar os sacos e caixas sem fim até à festa. O que vale é que no meio das caixas levam uma ou duas grades de cerveja para conseguirem aguentar a pressão de tudo isto.
Os pais, depois do trabalho, lida da casa, tratar dos filhos, passear o cão, organizar a festa.. chegam ao dia e só querem ficar na cama a descansar. Na festa, já não têm grande paciência para a conversa dos convidados e na verdade estão desejosos que o dia acabe. O grande problema é que quando a festa acaba ainda vão ter de desmontar tudo, arrumar, lavar toda a loiça e carregar de volta.
- Dinheiro
As festas não são baratas, tenho plena consciência disso mas, mesmo assim, acredito que gastarão mais se tentarem produzi tudo sozinhos. Isto porque as empresas de decoração de eventos trabalham com fornecedores, normalmente fixos, o que permite existir uma baixa de valor nos produtos. Para além disso, existem muitos artigos que já fazer parte do acervo, um decorador compra apontamentos para cada festa mas também utiliza muito do material que já tem. Os pais, ao fazerem tudo sozinhos irão ter de comprar ou alugar esse mesmo material e só aqui vão gastar uma pequena fortuna. E reparem que as coisas que vão comprar são apenas para aquele dia, não tendo qualquer utilidade no futuro.
O mesmo acontece com a alimentação, os mesmos produtos como são comprados em quantidade saem muito mais baratos do que comprar todas as matérias primas num supermercado e confecionar em casa.
Já nos aconteceu organizar uma festa e no ano seguinte a cliente querer preparar tudo, também por ter gosto nesta área. Passado um ano ligou-me a pedir para reservar a data do aniversário do filho nos próximos anos na nossa agenda porque nunca mais se queria meter noutra. Gastou mais dinheiro e teve um trabalho desgraçado, nem aproveitou a festa de tão cansada que estava.
- Expectativa vs realidade
Nos dias que correm é muito fácil conseguirmos pesquisar e tirar imensas ideias de decorações, bolos etc. Por vezes existe tanta informação a passar-nos pelos olhos que até achamos que pode ser fácil fazer aquilo. mas não se deixem enganar, conseguir um trabalho bem feito exige conhecimento e muita dedicação.

Aqui chegamos a outra das vantagens de contratar uma decoradora, neste caso falamos mais das mães que por vezes sabem o que querem mas não sabem executar. Tal como nos outros itens, é mais fácil as decoradoras saberem onde recorrer e o que utilizar para chegar ao resultado pretendido.
Para além disto, não nos podemos esquecer do profissionalismo, é fundamental confiar num profissional, certificado, para ter a certeza que tudo vai correr bem e que provavelmente a sua expectativa seja ultrapassada.
- Resolução de problemas
Quer mesmo chegar aquele dia especial e em vez de estar a usufruir e desfrutar da festa estar preocupada com os problemas que podem acontecer? Será que a comida chega? Onde está a senhora que vinha entregar o bolo? As bebidas não estão frescas! Esqueci-me dos pratos em casa! Não trouxe travessa para esta tarte! Afinal o bolo ficou super seco! Afinal as cores do que comprei na net não são iguais ás coisas que já tinha em casa… etc etc
Contratando uma decoradora a sua única preocupação é divertir-se, receber os convidados e aproveitar! Os problemas são resolvidos por outra pessoa muitas vezes sem os pais darem conta de que tinham acontecido. Acho que não há preço para a nossa tranquilidade e paz de espirito.
Claro que tudo isto só irá funcionar se os pais tiverem confiança na empresa que estão a contratar. É muito importante que façam um estudo de mercado e que não escolham uma empresa apenas pelo preço, já diz o velho ditado que o barato sai caro e neste caso pode custar-vos uma grande desilusão e sentimento de dinheiro deitado á rua. Pesquisem bastante, vejam o Feedback de outros clientes, perguntem a amigos se vos recomendam alguma empresa e acima de tudo identifiquem-se com o trabalho e com as decoradoras. Existem muitas empresas no mercado mas nem todas são as certas para si!
Um beijinho,
Até para a semana,
Vera Ferreira